OrtoEduca

O que é fascite plantar?

O que é fascite plantar?

A fascite plantar é uma condição que ocorre quando a fáscia plantar, uma faixa de tecido fibroso que se estende do calcanhar até a base dos dedos do pé, se inflama. A fascite plantar é mais comum em pessoas que praticam atividades que envolvem muita pressão sobre os pés, como corrida ou saltos, mas também pode ocorrer em pessoas sedentárias.

Os sintomas da fascite plantar incluem dor no calcanhar, que geralmente é pior pela manhã ou após ficar em pé por um longo período. A dor pode ser sentida na sola do pé ou no arco do pé.

O tratamento para a fascite plantar pode incluir mudanças no estilo de vida, como uso de calçados mais confortáveis e adequados para atividades físicas, uso de palmilhas ortopédicas, fisioterapia e, em casos mais graves, injeções de corticoides. Também é importante realizar alongamentos e exercícios específicos para fortalecer os músculos dos pés e pernas.

É importante buscar ajuda médica assim que os sintomas aparecerem, para que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados o mais rápido possível, a fim de evitar danos maiores à fáscia plantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *